E, já agora, porque fica lá bem pertinho do Sabugal, vou publicar também aqui uma fotos de Sacaparte, que é o espaço sagrado da paróquia e freguesia de Alfaiates, e que poucas pessoas conhecem, ou sequer ouviram falar, como era o meu caso até por lá ter passado. O nome Sacaparte tanto pode resultar de "sacar a parte" (a boa parte, já se vê), como de "sacar à parte" (como quem diz: tirar para longe de), ou ainda como de "sacra parte" (ou seja "sagrada parte"). Isto resultante de frase que terá sido pronunciada durante uma qualquer luta entre portugueses e castelhanos. Sabe-se que em 1321 já existia este lugar. As imagens logo a seguir são do antigo convento, hoje em ruínas.
Para a história ficar mais ou menos completa, aqui fica foto da placa que encima a entrada para o recinto da romaria a este santuário e fotos das coisas mais importantes lá do sítio, mencionadas nesta placa (tenham paciência mas têm que levar com o Raul na "Esfera Megalítica", porque não tenho outra foto de lá).
A placa e O Templo
O Cruzeiro e O Chafariz de Duas Bicas
Os Telheiros e O Chafariz dos Frades
A Esfera Megalítica e O Dolmen ou Anta
Ó Mariazinha!
ResponderEliminarAs coisas que tu conheces e visitas, ou visitas e ficas a conhecer!
Nunca de tal sítio ouvira falar!
Mas essa de pedires "paciência" por termos de levar com o Raúl...muito haveria para dizer, mas não tenho tempo...
Ainda por cima ele está magnifico com a Esfera Megalítica...
Afinal tens fotografias muito boas!!!!
ResponderEliminarClaro que são no exterior, mas esta é linda!
E o que é??????
É evidente que, neste último comentário, a Bé se refere à foto que pus lá em cima e que, por lapso, não tinha identificado. Já corrigi o lapso e já especifiquei na foto que se trata da Quinta das Torres em Azeitão. Que é bem bonita...
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarQuem quiser aprender é visitar este blog.
As coisas que a Stella conhece neste bonito Portugal e tão perto de todas nós...e eu que nunca tinha ouvido falar de tais locais.
As fotos estão lindas...mas para mim a mais bonita é a da esfera Megalítica...com uma simpatia dessas e sempre tão sorridente...parabens para a fotografa.
Piblique mais que assim vou conhecendo o que ainda não conheço...sou mesmo uma atrasadinha...hahaha
Beijokinhas para os dois.
Não conhecia mas, graças à tua curiosidade e à sensibilidade, já tenho um "cheirinho". Já envie, inclusive, à minha filha formada em História. Não sei se está formada em História se em Desemprego continuado....mas enfim, saca à parte, vai-se levando a vida neste país de salteadores sem arca perdida.
ResponderEliminarGostei das fotos, do seu enquadramento e da explicação. Bem hajas
Tuka, o problema é que a "arca" ainda deve existir, está é a ser dividida cada vez mais pelos "salteadores", mas dentro de um túnel tão escuro que só eles visitam...
ResponderEliminar