27 ABRIL 2019

27 ABRIL 2019
50 anos de casados

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fragas de S. Simão...

Ontem foi "em azul", hoje é "em verde". Sítio idílico nas Fragas de S. Simão.

6 comentários:

  1. Fragas de S. Simão. Vais buscar cada nome! O local é realmente idílico, verde, rio tudo o que eu gosto para relaxar. Continua, que vais no bom caminho.

    ResponderEliminar
  2. Stella esta paisagem está linda.
    O sítio deve ser relaxante.
    Mas para que lado fica Fragas de S. Simão, não me lembro de ouvir este nome e como estou com preguiça não me apetece ir ao mapa...vá diga lá.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Fragas de São Simão fica perto de Figueiró dos Vinhos. A capela ali existente fica rodeada de fragas e em tempos atrás ficava destelhada, porque as promessas feitas ao Santo eram em telhas! No dia da festa, os crentes cumpriam a sua promessa (muitas delas em telhas) roubando a telha da própria capela, que seguidamente entregavam no interior. Eu assisti a estas festas quando era miudo e achava imensa piada quando as pessoas roubavam as telhas e as ofereciam ao Santo!
    É por isso que a imagem do santo impressa em papel trás hoje uma quadra que diz o seguinte:

    Quando cumprires tua promessa
    Não tragas nada roubado,
    O santo não quer isso
    Não quer, porque é pecado.

    Esta quadra começou a ser publicada para
    evitar o roubo das telhas da capela e o trabalho que dava repor as telhas no sítio.

    ResponderEliminar
  4. Pronto, Isa, o Teófilo fez o favor de lhe dar a resposta. E ficámos a saber a história do roubo das telhas da capela. O saber não ocupa lugar!

    ResponderEliminar
  5. STELLA.
    Peço desculpa pelo atrevimento que tive ao dar a resposta. Não foi essa a minha intenção, mas sim contar a história do roubo das telhas, que penso ser desconhecida de muita gente e que tem o seu lado cómico. Havia a crença entre as pessoas que a oferta para ser aceite pelo santo tinha de ser
    roubada.
    Peço que me desculpe.

    ResponderEliminar
  6. Não tenho que desculpar e sim que agradecer. Sempre que puder e quiser contribuir com qualquer esclarecimento deste género, tanto eu como quem lê este blog ficaremos certamente agradecidos. Como eu disse antes, o saber não ocupa lugar e assim todos ficamos mais "sabedores"! Obrigada.

    ResponderEliminar